Off road em família: divirta-se com segurança

Não há nada como explorar o ar livre com sua família, e as aventuras off road podem ser a maneira perfeita de fugir da sua vida cotidiana e fazer algo fora do comum! Porém, é preciso se planejar para que a viagem seja segura, confortável e prática, a fim de garantir que essa aventura em família seja memorável. 

Podemos dizer que a beleza de se viajar em um veículo off road é a capacidade de explorar áreas que de outra forma seriam inacessíveis ou muito mais difíceis de serem alcançadas. Todos aqueles lugares remotos que você não poderia visitar com um veículo comum estão apenas esperando que você os descubra, e se for em família, melhor ainda!  

Porém, é preciso se atentar a alguns pontos… 

É preciso traçar um roteiro adequado. Um passeio longo de 8 horas pode não parecer grande coisa para os pais, mas os pequenos podem não estar preparados para viagens tão extensas. As chances de que eles fiquem cansados ​​depois de apenas algumas horas é muito grande.

Seja realista sobre quanto tempo você terá que dirigir para chegar a um determinado lugar e tenha em mente o tipo de terreno também – estradas esburacadas exigirão que você dirija mais devagar para acomodar seus pequenos passageiros para que eles possam realmente aproveitar o passeio. 

Antes de tudo, averigue o seu veículo

A manutenção regular é imprescindível, independentemente da duração da viagem, e pode poupar-lhe muitos aborrecimentos desnecessários no caminho. 

Comece verificando os pneus, que devidamente calibrados e em boas condições garantirão o desempenho ideal do seu veículo, mantendo-o seguro. 

Além disso, caso haja problemas mecânicos ou vazamentos sob seu veículo, faça os reparos antes de pegar a estrada. Verifique o nível de fluidos e a condição das correias, mangueiras e filtros, e verifique também a direção e os freios.

Confira mais informações no artigo “Descubra o que fazer para preservar carros 4×4”. 

Segurança em primeiro lugar

A segurança deve ser sua principal prioridade, especialmente quando você estiver viajando com crianças. Primeiro, certifique-se de distribuir a carga uniformemente para que seu veículo fique o mais estável possível. 

Em segundo lugar, lembre-se de contar a alguém em quem confia sobre seus planos, para onde está indo e quanto tempo espera que leve até voltar. Deixe-lhes também um número para que possam entrar em contato com você e anote os números de segurança da região também.

Finalmente, quando estiver no veículo, certifique-se de que as crianças estejam usando cintos de segurança e as cadeirinhas, que devem ser utilizadas para crianças de até 10 anos de idade ou até 1,45 m, de acordo com a Lei nº 14.071 do Código de Trânsito Brasileiro. 

“Art. 64. As crianças com idade inferior a 10 (dez) anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentadas pelo Contran.”

Se forem acampar, temos também um checklist de tudo o que é essencial levar. Leia em “Saiba o que não pode faltar em um acampamento”. 

Importante destacar: kit de primeiros socorros, farmacinha pessoal, óculos de sol, protetor solar e snacks/frutas para beliscar durante os períodos na estrada. E ah: independentemente das condições climáticas, prevenir a desidratação é essencial, portanto, certifique-se de levar água extra. Roupas quentes são indispensáveis ​​no caso de esfriar, mas é sempre uma boa ideia colocar alguns cobertores também.

GPS

É muito recomendado estar preparado para o inesperado, e ter um dispositivo GPS à mão certamente lhe será útil quando você estiver na estrada com seus familiares, mesmo em situações em que não há sinal de Internet. 

Um GPS pode ser muito prático, pois pode ser usado para exportar o Google Maps quando você terminar de mapear sua rota (dispositivos móveis também funcionam bem, caso você faça download do mapa para uso offline). 

Mesmo se você estiver fora do alcance do celular, um dispositivo GPS rastreará seu movimento e permitirá que outras pessoas saibam exatamente onde você está em tempo real. 

Utilize equipamentos e acessórios para veículos 4×4

Um dos exemplos são os bagageiros de teto, que podem gerar mais conforto para sua família durante o período na estrada, pois as malas são coladas no teto, liberando espaço interno. 

Se você utiliza o espaço interior do veículo para acomodar todas as malas, pertences e outros acessórios que acabam fazendo volume em uma viagem de família, a viagem não fica apenas desconfortável, mas também mais insegura – em situações de frenagens bruscas, por exemplo, esses itens dentro do carro podem machucar alguém. 

Leia mais em “5 motivos para instalar um bagageiro de teto no seu 4×4”.

Enfim…

Sair da estrada não é tão fácil quanto parece. Há um planejamento extensivo envolvido e há várias coisas a serem que o seu passeio seja feito da maneira certa e segura. 

Com essas dicas em mente, você poderá se manter seguro para aproveitar ao máximo sua aventura off road em família.

E a MKK Off Road pode te ajudar! Produzimos acessórios duradouros para o seu 4×4, te ajudando a viver momentos inesquecíveis.

Todos os nossos produtos contam com durabilidade, usabilidade, construção e acabamento. De inox ou inteiramente galvanizados, eles recebem pintura eletrostática a pó, cobertura de verniz automotivo e tampas de borracha para vedação. 

Além disso, nossos produtos são únicos e desenvolvidos para cada um dos modelos/ano do carro, bem como projetados em computadores com precisão garantida por gabaritos de solda e cortes a plasma/laser.

Acesse e confira!

Gostou? #Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros textos do blog!