Entenda o universo 4×4 e como adentrá-lo

Você tem pensado em comprar um veículo 4×4? Em resumo, os veículos com tração nas quatro rodas têm a capacidade de transferir torque e força para seus pneus, sendo uma excelente opção para quem gosta de viajar e pegar estradas de terra.

Ao apresentar quatro rodas motorizadas, os carros off road fornecem maior potência e estabilidade fora da estrada, o que os ajuda a navegar em condições difíceis da estrada com facilidade. Para melhor proteção e capacidade em terrenos irregulares e terrenos rochosos, alguns 4x4s também apresentam estruturas de carroceria ásperas.

Entretanto, antes de comprar, é preciso entender melhor sobre o universo desses carros para encontrar a melhor opção para você. Afinal, existem diversos modelos de 4×4, para diferentes necessidades. Por isso, você precisa decidir qual é a sua necessidade. 

Uma dessas necessidades inclui avaliar como é seu deslocamento diário. Você dirige para o trabalho? Há espaço para estacionar? Você deve considerar isso e muito mais. 

Quais são as principais características dos carros 4×4?

Podemos dizer que a principal característica é que esses veículos podem facilmente andar em terrenos praticamente impossíveis para outros modelos — como estradas lamacentas, rios mais rasos e até mesmo subidas bem íngremes. 

Por serem veículos projetados para as situações mais difíceis, itens como o sistema de freio, a suspensão e a direção são bem robustos e resistentes – assim como o veículo como um todo. 

Podemos dividir os modelos 4×4 em dois tipos principais. O primeiro é o 4WD e o segundo AWD.

O 4WD conta com uma tração distribuída para duas ou todas as rodas, ficando a cargo do motorista ou de um sistema eletrônico a função de distribuir a tração, ou seja, é possível intercalar os sistemas 4×3 e 4×4. 

Os modelos AWD, por sua vez, recebem a força vinda do motor com uma distribuição entre as rodas que não pode ser alteradas pelo motorista. São conhecidos também como veículos de tração integral. 

A depender das necessidades, há também aqueles veículos 4×4 mais altos, com pneus maiores, bagageiro e estepe do lado de fora. Mais robustos, esses 4×4 garantem maior tração em estradas lamacentas. 

Porém, todos esses pontos, tanto dos veículos 4WD quanto dos veículos AWD, são notados em terrenos off road. No dia a dia, em ambientes urbanos, não existe muita diferença entre um 4×4 e um 2×4, – exceto em situações de pista molhada e escorregadia. 

Por isso, esses carros que contam com grande poder de tração são ótimas escolhas para quem precisa encarar estradas de terra que tendem a conter lama, atoleiros e dificuldades que certamente impossibilitariam um veículo comum de seguir viagem. 

E o que considerar antes de comprar?

Qual terreno você vai dirigir: como já dito, não vale a pena comprar um 4×4 se você só dirige na cidade, mas se o seu intuito são aventuras de fim de semana ou férias, é uma escolha a se considerar.

Custos de manutenção e seguro: os 4×4 costumam ser mais caros em todos os aspectos – de preço de seguro a preço de manutenção. Eles são mais robustos e darão menos problemas, mas a manutenção precisa ser feita periodicamente. Na hora de escolher o seguro, faça uma boa pesquisa da melhor opção; 

Motor: se você utilizará o seu veículo para a vida urbana, com algumas aventuras nos finais de semana e férias, um motor flex pode ser uma boa opção, pois costuma ser mais em conta. Mas se você anda longas distâncias com maior frequência, veículos com motor a diesel são melhores – mas observe que, nesses casos, o custo do veículo é maior. 

Tipos de 4x4s: é preciso decidir qual tipo de veículo 4×4 é o ideal para você, pois existem picapes, SUVs, SUVs compactas, jipes, dentre as opções. Há desde veículos menores a maiores, mais altos e robustos, a depender da necessidade. 

Manual ou automático: ao comprar um 4×4, você pode escolher entre uma transmissão manual ou automática. Os manuais são mais baratos do que os automáticos, e tendem a oferecer melhor eficiência de combustível. Além disso, eles também lhe darão a sensação de ter mais controle sobre o veículo. Por outro lado, os automáticos são mais fáceis de dirigir, o que é particularmente útil se você é novo no mundo dos 4×4.

Espaço interno: é preciso ver qual modelo mais se adapta às suas necessidades, pensando nos passageiros e bagagens que você pretende carregar durante as suas aventuras. Em todo caso, é possível instalar hacks de teto e bagageiro, dentre outros acessórios, a fim de facilitar a sua locomoção e conforto durante as viagens. Saiba mais em “5 motivos para instalar um bagageiro de teto no seu 4×4″”. 

Contudo, independentemente do modelo e tipo que você escolher, uma coisa é certa: você jamais se arrependerá de ter adquirido um carro 4×4 – principalmente quando se otimiza a sua performance com equipamentos apropriados para aventuras muito mais confortáveis e seguras.  

E a MKK Off Road pode te ajudar com isso! Produzimos acessórios duradouros para o seu 4×4. Nossos produtos são únicos e projetados para cada um dos modelos/ano do carro, bem como desenvolvidos em computadores com precisão garantida por gabaritos de solda e cortes a plasma/laser.

Acesse e confira!

Gostou? #Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros textos do blog!