Ecoturismo: a melhor opção de diversão para a família

Ecoturismo, como o nome sugere, é um segmento de atividade turística que envolve atrações naturais ou lugares naturais, porém com um foco em um turismo responsável e sustentável, presevando o meio ambiente e a cultura local.

Simplificando, o ecoturismo é o turismo que se concentra na conscientização sobre o meio ambiente e o respeito a comunidade local. Como eco-turistas, o objetivo é visitar uma região pensando no bem-estar da população local e na natureza. 

De acordo com a The International Ecotourism Society, “Ecoturismo agora é definido como ‘viagens responsáveis ​​a áreas naturais que conservam o meio ambiente, sustentam o bem-estar da população local e envolvem conscientização e educação’”.

Dessa forma, trata-se de uma viagem que visa gerar uma conexão e interação com a natureza, mas sem deixar de lado os aprendizados com ela e a proteção das áreas visitadas. Turismo ecológico não gera impactos negativos e é por isso que é tão importante que os praticantes de ecoturismo sejam conscientes sobre suas ações. 

No Brasil, os passeios de ecoturismo são determinados pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR). Pode envolver observação à fauna e flora locais, visitas a formações geológicas, mergulhos, trilhas florestais, arvorismo e canoagem. Ao longo deste artigo, vamos citar alguns destinos de ecoturismo no Brasil. 

Os benefícios para as comunidades locais (quando o turismo é feito de forma responsável) é imenso, pois gera uma movimentação econômica que pode auxiliar em melhorias nessas regiões. 

Quais devem ser os benefícios do ecoturismo?

Se bem aplicado, o ecoturismo pode fornecer efeitos positivos ao local turistico e aos turistas. 

Consciência ambiental e cultural:

O ecoturismo bem-sucedido educa os turistas a aumenta sua consciência sobre o meio ambiente. A forma mais comum de fazer isso é por imersão com os habitantes locais. Desta forma, o turista tem um vislumbre de sua cultura e modo de vida. Opte sempre por agências turísticas responsáveis e que estão auxiliando a comunidade local, que realizem programas e atividades educacionais em escolas e comunidades locais para disseminar a conscientização. 

Benefícios para a comunidade:

O próximo objetivo do ecoturismo é fornecer um benefício claro para a comunidade local. A maneira de fazer isso é por meio de empresas que criam empregos ou doam parte do lucro para a comunidade. Naturalmente, seus direitos humanos básicos devem ser respeitados. Também é melhor envolver os habitantes locais em todas as decisões turísticas do local. 

Benefícios para o meio ambiente:

Por último, a iniciativa de ecoturismo deve ter um benefício claro para o meio ambiente também. Parte do lucro gerado pela empresa de ecoturismo deve ir para os esforços de conservação da natureza. As atividades, estruturas e acomodações feitas pela empresa de ecoturismo também devem deixar uma pegada de carbono mínima. Usar materiais e fontes de energia sustentáveis ​​é uma forma de o conseguir. Fazer pequenos grupos turísticos para não atrapalhar a vida selvagem local é outra. Seja qual for o método, ele deve ter um efeito positivo, não apenas neutro, sobre o meio ambiente. 

Vantagens de ser ecoturista

Ao viajar, você não apenas aprende sobre os outros e os ensina sobre seu modo de vida, mas também aprende mais sobre si mesmo do que pode imaginar. O ecoturismo nos dá uma visão completamente diferente do mundo e nos desafia a abrir nossas mentes para diferentes formas de pensar.

Todo mundo anseia por uma sensação de emoção em suas vidas, e as viagens ecológicasão ótimas para isso! Existem muitas aventuras sustentáveis ​​em terra e debaixo d’água. Faça mergulho e snorkel para explorar as profundezas da água sem perturbar a vida marinha e os corais, ou caminhe e faça tirolesa pelas florestas. São tantas opções!

Além disso, existem uma série de benefícios que o contato com a natureza em uma viagem desse tipo proporciona:

  1. Melhora seu humor
  2. Reduz sentimentos de estresse
  3. Ajuda no relaxamento
  4. Melhora a saúde física
  5. Melhora a confiança e autoestima
  6. Te ajuda a ser mais ativo
  7. Ajuda na socialização 
  8. Te faz se sentir mais conectado com o Planeta!

E se a viagem for com a família, melhor ainda! Nada como passar bons momentos longe das distrações do dia a dia, passando bons momentos com aqueles que mais importam e criando memórias duradouras.

Para crianças e adolescentes, passeios na natureza oferecem aventuras e descobertas autênticas, os ensinando sobre a importância da natureza e a preservação da mesma. Eles conhecem novos lugares, culturas, pessoas, paisagens… Saem do mesmo ambiente de sempre, descobrindo o mundo ao seu redor.

Destinos de ecoturismo no Brasil 

O Brasil, por ser um país continental e com natureza exuberante, tem muitas opções de destinos ecoturísticos para você aproveitar e viajar com sua família. Abaixo, separamos alguns:

– Chapada Diamantina, na Bahia

– Serra da Canastra, em Minas Gerais

– Lençóis Maranheses, no Maranhão 

– Chapada das Mesas, também no Maranhão

– Jalapão, no Tocantins

– Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro

– Chapada dos Veadeiros, em Goiás

– Nobres, no Mato Grosso

– Ilhabela, em São Paulo 

– Fernando de Noronha, arquipélogo pertencente à Pernabumco

– Aparados da Serra e Serra Geral, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

– Petar, em São Paulo 

– Amazônia (esse não poderia faltar!), no Amazonas

– Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte

– Bonito, no Mago Grosso do Sul

– Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

– Urubici, em Santa Catarina

– Serra da Mantiqueira, em São Paulo

E muito, muito mais! 

Sem dúvidas, opções no nosso país é que não faltam.

E se você vai se aventurar por aí com sua família em um veículo 4×4, conheça nossos acessórios feitos para diferentes modelos de veículos, a fim de tornar ainda melhor sua experiência de off road!

Gostou das dicas? Agora é pé na estrada e curtir a viagem! 

Gostou? #Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros textos do blog!