Descubra o que fazer para preservar carros 4×4

Carros 4x4

A manutenção adequada dos carros 4×4 é a chave para mantê-lo nas melhores condições, especialmente em situações off road em que eles mais necessitam ter todo o seu potencial extraído. Além disso, a manutenção em dia auxilia na garantia da sua segurança e dos passageiros. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a preservar seu 4×4.

Inspecione e faça manutenção dos pneus

Saber como manter a pressão dos pneus do carro pode ajudar a reduzir o desgaste dos mesmos e garantir que você consiga uma boa quilometragem. Além disso, em situações off road, ele ainda é essencial para garantir o a tração adequada nas trilhas.

Por isso, essa revisão deve ser periódica e muito bem feita. Outro ponto é não cometer exageros ao baixar a pressão dos pneus. É comum utilizar uma calibragem mais baixa em terrenos fora de estrada, mas é preciso estar atento, pois o risco de um corte lateral aumenta à medida em que se abaixa a pressão.

Ter um meio termo é o melhor caminho! Além disso, voltar da trilha com uma calibragem baixa pode danificar o pneu e aumentar os riscos de acidente, já que com baixa pressão há o risco de destalonamento (que é quando o pneu sai da roda). Portanto, atenção redobrada!

Fique de olho no óleo

Verificar o óleo do seu carro é essencial para manter o seu carro em funcionamento. Motor, câmbio e diferenciais trabalham em condições severas e portanto, qualquer descuido pode aumentar o desgaste ou mesmo provocar a quebra.

Cada veículo vai exigir uma manutenção específica com relação à forma com que se deve tratar este item. Entretanto, algo universal é checar sempre o nível, garantindo que esteja dentro dos parâmetros ideais de trabalho da peça. Outro ponto é nunca ultrapassar o prazo ou quilometragem recomendada para troca.

No fora de estrada é comum termos trechos de atoleiros ou até mesmo travessias de rio. Porém, muita gente se esquece que pode ser uma diversão cara – já que há o risco de se contaminar o óleo do diferencial, caixa de transferência ou câmbio, com água – fazendo com que o fluido deixe de atuar – sendo vital para estes componentes que são tão exigidos no carro 4×4.

É importante entender que estes componentes não são vedados, pois com a mudança de temperatura do óleo, existe também uma variação de pressão. Para que isso não se torne um problema, existem “respiros”, que são mangueiras que conectam o reservatório de óleo destas peças ao ambiente externo.

Normalmente, estarão em uma posição mais elevada, porém, embaixo do veículo. Logo, qualquer travessia em que o nível passe de meia roda já pode ser um risco, pois a água e a lama podem chegar justamente nestes respiros – e é por ali que muitas vezes a água entrará. E nada de vedá-los! Eles são fundamentais.

Uma prática comum é alterar a posição destes respiros, colocando-os em posição mais elevada – para isso você precisará de um mecânico de confiança (a não ser que você seja um entusiasta e que prefira fazer por conta própria esta modificação).

Após voltar da trilha, confira além do nível, se há indícios de contaminação. Caso tenha entrado água no diferencial, por exemplo, uma ação imediata será necessária para remover o óleo contaminado e completar novamente com um fluido novo, nas especificações recomendadas para o seu veículo.

Cuidado com a temperatura!

Já falamos sobre a importância de estar atento ao óleo do seu carro, mas existem outros fluidos muito importantes. Um deles é o líquido de arrefecimento. Especialmente no fora de estrada, com baixa velocidade e grande esforço, carros 4×4 precisarão mais do que nunca de recursos para manterem a temperatura adequada.

Um super aquecimento pode trazer um enorme prejuízo, tornando sua aventura traumática. Conferir sempre o nível é o mínimo que deve ser feito. Caso o nível esteja baixando com frequência, é importante avaliar se não há vazamento. Vazamentos de líquido de arrefecimento podem ser um pouco traiçoeiros, isso porque muitas vezes nunca encontramos vazamento algum, mas o líquido está sempre baixando.

Isso pode ocorrer pois, ao entrar em funcionamento e começar a aquecer, o sistema trabalha sob pressão, e é com essa pressão que muitos vazamentos podem aparecer. Com o motor quente, o vazamento evapora rapidamente e você realmente nunca enxerga nada que indique vazamento.

Ao resfriar, o vazamento some e sua garagem está sempre seca. Por isso, contar com um mecânico de confiança é fundamental. Além do volume, é importante também seguir as especificações do seu veículo. Uma dica que vale pra todos é jamais colocar água mineral ou de torneira – este é o caminho mais rápido para deteriorar todo o sistema e abrir espaço para problemas cada vez maiores e mais frequentes.

Teste as luzes

Uma lâmpada quebrada ou queimada é um risco à segurança (especialmente em situações off road, em locais afastados e sem iluminação. Além disso,  pode resultar em uma multa. Se uma lâmpada estiver queimada, leve seu carro a um especialista para determinar se é ela ou o fusível que precisa ser trocado.

Os faróis são as principais luzes de segurança do seu carro. Considere tomar algumas medidas extras para ajudar a mantê-los brilhando, como limpar as lentes e substituir as lâmpadas quando elas começarem a escurecer.

Limpadores de para-brisa

Se seus limpadores não estiverem funcionando como antes, não deixe o problema persistir. Lâminas danificadas ou gastas podem reduzir a visibilidade durante uma chuva forte. Saber como inspecionar as palhetas do limpador regularmente e substituí-las quando necessário é uma forma de ajudar a manter a segurança do seu carro.

Manter o reservatório de água é também indispensável. Seja a caminho da trilha ou no retorno dela, certamente será útil para manter a visibilidade em dia.

Durante a trilha, uma dica é ter um pouco de água em um galão. Isso por que seja com pó ou barro, acionar os limpadores na intenção de lavar os vidros com a água do carro pode não ser uma boa ideia. Dependendo das condições, pode riscar o vidro ou mesmo danificar as palhetas. Jogar um pouco de água antes (que você levará em algum galão) certamente poderá prevenir danos.

Troque o filtro do ar

Um filtro de ar do motor sujo pode permitir a entrada de sujeira e outras partículas no motor do carro, reduzindo sua eficiência. Em tempos mais secos e dependendo de onde você estiver, o pó poderá ser extremamente intenso.

Há regiões em que o pó é particularmente muito mais fino e sem dúvida isso irá afetar de forma diferente o seu filtro de ar. Pior será se estiver trafegando atrás de outros veículos.

Ao voltar de uma aventura sob condições mais severas, é relevante verificar o filtro do ar, fazer uma limpeza ou mesmo constatar que é necessário uma substituição – ainda que não tenha atingido o prazo de troca estipulado no manual de carros 4×4.

Uma curiosidade aqui é que o acessório conhecido como snorkel (aquele tubo que eleva a captação de ar do motor) é sempre relacionado com a travessia de rios. Porém, outro reflexo muito relevante que o snorkel traz é a possibilidade de captar um ar mais limpo – especialmente quando estiver andando em comboio.

Verifique os freios

Muito importante! As pastilhas de freio de carros 4×4 também exigem inspeção regular. Durante a condução, preste atenção a qualquer ruído de freio e também a estremecimentos ou vibrações do pedal do freio. Em declives acentuados os freios serão exigidos ao limite.

Pastilhas, discos e lonas precisarão estar sempre em dia para que o seu veículo pare de forma adequada sempre que precisar. Outro item importante é o fluido – tanto o nível quanto o estado do fluido (que pode ser verificado em uma oficina mecânica) devem estar em dia.

Por fim, manutenção preventiva é sempre melhor que a corretiva

Se você faz um uso frequente de carros 4×4 em situações off road, saiba que muitos especialistas consideram este um uso severo. Isso significa que o período de revisões e eventuais trocas, tende a ser reduzido.

Ao levar o seu veículos para revisões, é importante conversar com o mecânico sobre as condições de uso do veículo e pedir que sejam verificados itens com maior cautela. Afinal, dependendo de onde estiver e o seu veículo estragar, nem mesmo o seu celular poderá ser útil para pedir socorro.

Portanto, é muito melhor garantir uma boa manutenção preventiva. Além disso, dependendo do defeito apresentado, ele pode afetar outras partes do veículo – e aí, o prejuízo pode ser ainda maior.

Outras considerações

Lembre-se que, embora alguns cuidados básicos de conservação pareçam bem óbvios — como verificar o óleo e a água — com a correria do dia a dia e a rotina, muitos acabam esquecendo. Se são cuidados essenciais em todos os veículos, nos carros 4×4 exigem um cuidado ainda mais especial.

A limpeza, em veículos que fazem off road é também importantíssima – especialmente se você fez trilhas e o carro ficou cheio de lama. Nesse sentido, é importante levar o veículo a um lugar especializado para realizar a limpeza. Após a limpeza, garantir que cardan e cruzetas estejam em dia e engraxados (se o seu carro contar com graxeiras) também irá ajudar muito na durabilidade de todos os itens.

Fique atento também a barulhos novos e estranhos. Eventualmente pode ser necessário dar um “reaperto geral” em toda a suspensão.

E claro, nunca transporte objetos sem o devido cuidado. Para ficar tranquilo para levar bagagem, equipamentos de camping, caiaque, bicicleta, barraca ou o que a sua aventura necessitar, conte sempre com nossos bagageiros de teto, especialmente projetados para garantir o máximo de conforto e segurança em cada aventura.

LEIA MAIS

5 motivos para instalar um bagageiro

Gostou? #Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Visite nossa loja OFFROAD

Quem leu este post leu também

Melhores destinos Off-road no Brasil

Ao dirigir um veículo com tração nas 4 rodas, você vai precisar de segurança, confiabilidade e alta performance de seus pneus 4x4.

Melhores destinos Off-road no Brasil

Ao dirigir um veículo com tração nas 4 rodas, você vai precisar de segurança, confiabilidade e alta performance de seus pneus 4x4.

Melhores destinos Off-road no Brasil

Ao dirigir um veículo com tração nas 4 rodas, você vai precisar de segurança, confiabilidade e alta performance de seus pneus 4x4.

Ebooks OffRoad

Ebook Off-road no Brasil

Ao dirigir um veículo com tração nas 4 rodas, você vai precisar de segurança, confiabilidade e alta performance de seus pneus 4x4.